Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Stop Online Piracy Act - SOPA


Câmara dos Representantes dos Estados Unidos lançou um projeto de lei chamado Stop Online Piracy Act, abreviado como SOPA.

Como o próprio nome já diz, esse projeto tem como princípio eliminar da internet qualquer tipo ato de pirataria. Isso quer dizer que videos, livros, músicas e imagens para download estarão definitivamente fora do ar, e citações estarão proibidas de vincular pelas redes.

Lamar Smith

Parte dos internautas acreditam que a medida será uma forma de censura à população, entretanto, Lamar Smith, criador da possível futura lei, afirma que o objetivo é proteger o mercado intelectual e fazer valer os direitos autorais violados em sites do mundo todo.

Sendo uma ameaça à liberdade de expressão ou apenas uma forma de gerar receita e empregos, o fato é que vários sites correm o risco de serem bloqueados com regulamentação da lei.

Facebook, Twitter, Google, Yahoo!, LinkedIn, Mozzilla, Zynga, eBay, Amazon, 9GAG... Esses são alguns dos muitos sites que se opõem ao projeto de lei. O Wikipédia, depois de discutir sua opinião, fechou o site de pesquisas no dia 18 de janeiro como forma de protesto.

Movimentos em redes sociais repercutindo a hashtag #StopSOPA ganharam força e parecem estar conquistando toda a rede virtual através de piadas sátiras, discursos elaborados e imagens humoradas.



O site Megaupload foi o primeiro a ser fechado, e todos os empregados e fundadores do domínio, para completar, foram acusados de grande violação de direitos autorais e grande parte deles detidos.
Será o fim da internet que conhecemos?

Beijões de Iselo*


Nenhum comentário:

Postar um comentário