Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Anorexia nervosa.


É triste falar sobre isso. Muitas pessoas, em sua busca insensata pela magreza, acabam adoecendo, tornando-se anoréxicas. Mais triste ainda é que essa pessoa doente nem sabe disso.
 A anorexia é basicamente um problema psicológico, que faz com que uma pessoa sinta uma necessidade absurda de emagrecer. Ela acha que está gorda, ela se vê gorda no espelho, ela tem medo de ser gorda. Tanto medo que não mede esforços para diminuir seu peso. Desde dietas cabeludas e jejum, à bulimia e exercícios físicos intensos.

O único sintoma visível é a magreza. Você praticamente só consegue perceber que há um problema, durante uma refeição: depois de comer, qualquer coisa é motivo para sair da mesa, e pode apostar que se essa pessoa diz que vai ao banheiro, não é para atender ao "chamado da natureza".
Mesmo com os tratamentos, contra a vontade, os anoréxicos tentam emagrecer a qualquer custo, debaixo dos olhos dos pais, dos amigos, dos nutricionistas, dos psicólogos... Precisa-se estar atento para que não cometam um deslize.
A maioria dos casos de anorexia nervosa são em mulheres entre 15 e 25 anos de idade, entretanto essa não é uma doença tipicamente feminina, muitos homens e garotos sofrem com essa "neurose".
Eu não sou anoréxica, mas digo isso em nome de todos os que não puderam falar por si só.
Anorexia é uma doença grave e DEVE ser tratada! A Anorexia mata! Não deixe que as pessoas que você ama sofram como milhares de outras já sofreram...

 [A modelo francesa Isabelle Caro, que posou nua para Oliviero Toscani em uma campanha contra anorexia]



Iselo*

Nenhum comentário:

Postar um comentário