Pesquisar este blog

sábado, 24 de julho de 2010

Lendas, Histórias e Mitos...Parte 3

Ufa! Eu não me canso de escrever, não? xD





Agora vamos dar um pulo de navio para a Inglaterra.Hmmmm...Inglaterra. Digamos que não tenho muito conhecimento sobre lá, mas vou tentar.
Devido a ataques nos campos, começou-se a suspeitar de uma criatura que mais tarde foi denominada CHUPA-CABRA. Corrijam-me, a qualquer momento, se eu estiver errada.
Relatos de pessoas diziam que seu pasto já elvis presley, e que isso só podia ser obra da "Besta". Não, não é aquele seu priminho bobo, "Besta", aqui, quer dizer o DEMÔOOOOOOOOOOONIO *uuuuh!* - Não! Não é o demon!
/o/

Ciganos existiam em todas as partes. Mas alguns ciganos acreditavam que a Besta encarnava num corpo amaldiçoado em toda lua cheia, tomando os seus atos e trazendo a discórdia. (Como sou poética 'o')
Como a "modinha" do vampirismo tinha passado, agora acreditava no bixão de lá de baixo u.u Mas é claro que alguns ainda acreditavam que o "Chupa-Cabra" era um vampiro.
Pessoas resolveram se juntar para descobrir como era essa besta, por fim. Mas não sobreviviam. OH, NÃO, QUEM IRÁ NOS SALVAR?



VAN HELSING, É CLARO! AUHAUAHUhau desculpe, perdi o rumo da história xD


Tirando o Van Helsing, passado um tempo, pessoas que sobreviviam diziam que o assassino era um Lobo mesclado a um homem. O lobo, se ninguém parou para pensar, é usado como símbolo para retratar o "Mal" nas historinhas educativas que você ouve quando está na escolinha *tia, me dá um abraço? .3.*
Chapeuzinho Vermelho, os três porquinhos..coisas do tipo, sacas? A propósito, o Lobo é o mal representado, mas não só de magia negra e demônios. Na história original da Chapeuzinho Vermelho, o lobo é na verdade um LOBO que leva a menina de nove anos para uma casa no meio da floresta e tenta, a todo custo...você sabe, eu odeio falar sobre isso .3.

Bom, prosseguindo, o Lobisomem não é necessariamente uma lenda vinda da Inglaterra, ok? Tanto é que, no filme VAN HELSING, a história se passa na Hungria/TRANSILVÂNIA.
Há uns..dois, três anos atrás, eu e minha mãe estávamos entediadas. Ligamos a TV - como se isso fosse resolver alguma coisa - e ela resolveu dar uma de maníaca do controle. Mudou de canal desembestadamente, até que parou na Record, numa notícia de uma mulher que alegava ter sido atacada por um "Lobisómi" - Era no Pernambuco.
Apesar do que dizem as pessoas, as provas eram tão reais que não poderiam ser negadas. Até hoje suspeito de muitas coisas...*barba*


Aqui, dois filmes que AMO:






1-O Lobismem, 2010. BENICIO DEL TORO *heart*
2-Van Helsing, 2004.

Falei tanto de Hungria, mas não falei nada! Na verdade, o que eu tenho é que a Hungria só fez papel de aleatória nessas histórias..Eu não sei muita coisa ^^;
Mas aqui vão algumas coisas:



"No Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, segunda edição de 1986, a
palavra Vampiro está definida da seguinte forma: Do Húngaro. vampir, atr. do
al. vampir e do fr. vampire S. m. 1.Entidade lendária que, segundo superstição popular, sai das sepulturas, à noite, para sugar o sangue dos vivos; estringe. [Fem.: vampiresa] 2.Fig.Aquele que enriquece à custa alheia e/ou por meios ilícitos. 3.Fig. Aquele que explora os pobres em benefício próprio. 4. V. vampe. 5. Bras. Designação do morcego hematófago, da família dos desmodontíneos, especialmente Desmodus rotundus E. Geog.), transmissor da raiva aos bovinos. Ocasionalmente suga o homem, retirando pequenas quantidades de sangue. Tem coloração castanho parda, dorso acanelado e ventre cinzento-amarelo, 24 dentes e um só par de incisivos superiores, o que os diferencia dos demais morcegos.

Já na enciclopédia britânica, existe um texto sobre lendas populares originadas na Eslováquia e na Hungria sobre uma criatura chupadora de sangue, supostamente alma de uma criminoso ou suicida, que deixava sua sepultura à noite em forma de morcego, para beber o sangue dos humanos, tendo que voltar a sepultura antes do nascer do sol. Suas vitimas se tornavam vampiros após a morte. Essas lendas se proliferaram na Hungria entre 1730 e 1735. Também existe uma lenda da Romênia Rural que diz que os vampiros nasceram a muito tempo, devido à percepção de que os moribundos enfraquecem com a perda de sangue. Assim, pessoas de pouco conhecimento devem ter concluído que beber sangue restaurava as forças ou, até mesmo, que o sangue dos vivos poderia ressuscitar os mortos."
MANTODANOITE.HPG.IG.COM.BR

É isso ae \o/

Coisas que a gente acha fuçando:

Matias Corvino, em húngaro Corvinus Mátyás foi um dos mais importantes reis da Hungria, tendo reinado de 1458 a 1490.
Matias nasceu em Kolozsvár (hoje Cluj-Napoca, na Romênia), na Transilvânia, em 1443. Foi o segundo filho de João Corvino (Hunyadi János, em húngaro), este um comandante que subiu nas fileiras da nobreza até se tornar regente da Hungria. O epíteto Corvino (Corvinus em latim) deve-se, segundo alguns, ao brasão da família Hunyadi, que apresenta um corvo e à alegação de que a família descenderia da antiga gens romana dos Corvini.
Após a morte de João Corvino, seguiu-se uma luta de dois anos pelo poder, travada pela nobreza húngara e seu rei habsburgo (Ladislau, o Póstumo, também rei da Boêmia). O irmão mais velho de Matias, Ladislau (László em húngaro), foi capturado em 1457 e decapitado. O rei da casa de Habsburgo, por sua vez, também veio a falecer no mesmo ano, possivelmente por envenenamento. A baixa aristocracia e o povo de Peste manifestaram-se a favor de eleger Matias rei, e os barões do reino, considerando que o jovem estudioso seria um governante fraco, também apoiaram a eleição. Em 20 de janeiro de 1458, Matias foi eleito rei.
WIKIPEDIA.ORG

Corvinus...Lembra Anjos da Noite, na caça terrível deles por algum filho de Corvinus u.u' Por que eu coloquei essa mini-biografia aí em cima? Porque eu não tinha falado nada da Hungria. '-' É que não conheço NADA sobre a Hungria, então fica difícil..=p

Mas lembrando-me das culturas Romeno-Húngaras, lembrei-me dos EUA e sua cultura sulista de voodoo em Nova Orleans. Já assistiram a princesa e o Sapo? =D


FIM DA PARTE 3! Talvez eu poste a parte 4..Talvez..;D

Um comentário: