Pesquisar este blog

sábado, 24 de julho de 2010

Transilvânia, Romênia, Leste Europeu...Parte 1

Conhecer a Romênia em apenas 6 dias – como tentamos fazer – é impossível, mas é fácil admirar os romenos após apenas algumas horas da sua chegada. É um país de múltipla identidade e de múltiplas paisagens, cores, sabores e sons. É caótico. Barulhento. Festeiro. Um tanto, posso arriscar dizer, brasileiro.
Retratoserelatos.com

“A Transilvânia (em romeno Transilvania ou Ardeal, em húngaro Erdély, em alemão Siebenbürgen) é uma região histórica da Europa Central que constitui a zona centro-ocidental da Romênia. A sua capital é a cidade de Cluj-Napoca. A região é mundialmente conhecida graças a Vlad Ţepeş, o Drácula, nascido na localidade de Sighişoara e príncipe da Valáquiadurante a Idade Média – séc. XIV. Consequentemente, a região é a "Meca dos vampiros".”
Wikpedia.org, adaptado.


Seguinte: A Transilvânia é que nem latim; morto, praticamente inexistente. Era uma região que pegava um teco da Hungria - se é que me lembro bem xD - e que hoje fez um laiá. Por favor, não diga que você é Transilvano. Diga que é ROMENO!!!


Aqui umas coisinhas sobre a Romênia =D:

A capital da Romênia é Bucareste, e para falar a verdade, estou tentando convencer a Fênix \o/ a ir comigo para lá, mas ela disse que poderíamos ser acusadas de bruxas u.u' Então prefiro ir para a praia xD (brincadeira, odeio praia! Em caso de dúvida, eu levo o Texugo comigo para Paris u.u'). A maioria do povo lá é...estranho. De acordo com o que pesquisei, a maioria é católica, mas na verdade, acho que tem uma grande parte de ciganos também. É um lugar muito pobre, devido ao fato de estar no leste Europeu, o "fracasso" da europa xD Regiões eslavas, etc!
Em número, lá é miudinhu ó.ò Tem 238.391 km2 e o clima é Temperado Continental. Hmm..Devia ter prestado atenção naquelas aulas de geografia da quinta série! Vou ver o que significa Temperado Continental e já volto!

*esperaespera*

Acá! Oui, nos verões, temperaturas de mais ou menos 22° e nos invernos, em média, uns 0°. Então, para aqueles que, como minha mãe, gostam de um clima frio-não congelante - contrário de mim 'o' - a Romênia é um bom lugar para..visitar! xD Não morar, viu? É um lugar muito pobre, que de acordo com um Atlas da National Geographic, é o seguinte:

*154 automóveis por mil habitantes.
*69 computadores por mil habitantes - MEO DEUS! EU CONHEÇO TODOS QUE TÊM PC! (humor branco u.u' Eu conheço MUITOS E MUITOS ROMENOS!)
*1,9 médicos por MIL HABITANTES! - Isso significa que é uma Anyta e mais uma Nakashima para tratar mil pessoas! 'O' - droga de humor branco! >.<
*7 leitos hospitalares para cada mil habitantes... Isso é triste, guys!

A quantidade de pessoas que moram no campo é quase a metade! Muita coisa *ooohh!*
Aqui diz "Forma de governo: República com forma mista de governo", mas na verdade é PAÍS SEM LEI. Na verdade, o Leste Europeu em si u.u'
Eles falaram misto para dizer que às vezes são os mafiosos chineses e outras vezes são os mafiosos japoneses. SIM, EU SEI SEU SEGREDO >.<
xDD que viagem!

O PIB per capta é de U$1.300, mas, mesmo sendo o que "dá para viver", a renda é muito mal distribuída.


Eu queria ir para Bucareste, Cluj-Napoca ou Brasov, mas tudo isso é..estranho xD Ir, somente para visitar. É uma cultura muito interessante, sabia? Dá para fazer umas boas pesquisas! Todos que vão para lá falam que os romenos são parecidos com os brasileiros, em físico. Mas, na verdade, a cara do Brasil está mudando... Há 30 anos, poderíamos dizer que o tipo do Brasil é "cabelos cacheadinhos, pele escura e povo baixo". Agora, "pele morena, cabelos lisos e povo alto". Parece zueira, mas não é não! Sério! E na Romênia, o povo é baixote, cabelo liso, moreno e escorrido, pele morena/branquíssima.

Dizem que os romenos são muito receptivos. Eu não sei, os que eu conheço são um pouco...difíceis, coloquemos assim ^^ Mas são tudo gente boa!


É isso aí, Fim da Parte 1! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário